terça-feira, 28 de abril de 2015

Surrealismo

                                 Surrealismo

  Surrealismo nas artes plásticas, cinema surrealista, literatura, teatro, surrealismo no Brasil, artistas, surrealistas, obras surrealistas, resumo, características, artistas

   O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
   De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
   O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
  Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
  Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicação da revista A Revolução Socialista e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.
   A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as idéias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.

  • ARTES PLÁSTICAS
  Foi através da pintura que as idéias do surrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.
  O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória. Nesta obra,  aparecem relógios desenhados de tal forma que parecem estar derretendo.
   Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturas de Miró que representam muito bem esta vertente do surrealismo.
  • LITERATURA  
  Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento são marcados pela livre associação de idéias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e idéias do inconsciente. O poeta Paul Éluard, autor de Capital da Dor e André Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, são representantes da literatura surrealista.
  • CINEMA  
 Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmes representativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e L'Âge D'Or (1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.
  • TEATRO
   O dramaturgo francês Antonin Artaud é o maior representante do surrealismo no teatro, através de seu teatro da crueldade. Artaud, buscava através de suas peças teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da platéia. Um das técnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco e platéia, durante a realização das peças. No livro O Teatro e seu duplo, Arnaud demonstra sua teoria.
   Sua obra mais conhecida é Os Cenci de 1935, onde ele conta a vida de uma família italiana durante a fase do Renascimento.
    Nas décadas de 1940 e 1950, os princípios do surrealismo influenciaram o teatro do absurdo.
  • O SURREALISMO NO BRASIL  
   As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
   A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção

Um pouco de comédia sobre Surrealismo:

 Nas duas primeiras décadas de um ano qualquer, sem importância alguma, os estudos psico-fisiológicos de alguém não muito importante e a infeliz política criaram um clima, infelizmente, favorável ao desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia (européia?) enquanto os coitadinhos dos humanos se ferravam no ínterim da Guerra Quente e a Guerra Fria. É, portanto nesse "clima" que surgem os primeiros traços (movimentos eróticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade) do Surrealismo no planeta Terra.
surrealismo foi inspirado, a princípio, pelo dadaísmo, ou seja, quanto mais se da... melhor. Giorgio De Chirico foi um dos vanguardistas da Viadagem no surrealismo. Este movimento artístico surge todas as vezes em que a imaginação dos homems se manifesta livremente, sem o freio do heterossexualismo, ou seja, o que vale é dar. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, o álcool ajuda muito nas horas de dar o famoso "edi", pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com o álcool, no ponto onde a razão humana perde o controle.

Uma pessoa surrealista, cria os programas mais bizarros da Tv
A publicação desta nova moda, assinada por David Brasil em um dia, marcou historicamente o nascimento do movimento gay. Nele se propunha a restauração dos sentimentos masculinos e do instinto animal na cama como ponto de partida para uma nova linguagem sexual. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente liberal de si mesmo e encontrasse esse ponto de espírito no qual a realidade interna fosse liberada, ou seja, "soltar a franga".
surrealismo apresenta relações com o Velcro. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a dar o "edi", o Velcro se propunha a dar dedada! Os surrealistas pregavam a destruição da sociedade heterossexual com o intuito de criar uma sociedade homoafetiva. Pretendiam, dessa forma, atingir uma meta: praticar cada vez mais e mais o daidaísmo, situado no plano do subconsciente e do inconsciente. As fantasias de bombeiro, policial, enfermeiro, entre outros foram mais tarde criadas pelos membros do surgídio surrealismo.
Outra explicação para o surrealismo seria defini-lo como "o ato de surrar impidedosamente o realismo até que ele peça pelo amor de Deus para parar de levar tanta porrada.
Um fato muito pouco comentado é que, salvador Dali (não Daqui) um de seus maiores expoentes não tinha imaginação. Tanto que o cara gastou vários tanques de acetileno derretendo relógios de bolso na quina de mesas, para pintá-los rapidamente enquanto eles escorriam pelas toalhas de mesa. Durante a produção de outro de seus quadros famosos, Girafas Ardentes, seus vizinhos podiam ver as labaredas que saltavam para fora dos altos muros de sua mansão, bem como ouvir seus gritos para seus assistentes: "Mais gasolina!, Mais gasolina!! Segurem esses animais!!! Segurem esses animais!!!

Principais artistas

  • David Brasil - é, sem dúvida, o mais conhecido dos surrealistas. O primeiro a praticar o daidaísmo que expandiu a movimento.
  • Vera Verão - é, também sem dúvida, o 1° negro a integrar-se a este grupo e se assumir.
  • Nani People - primeiro homem a criar a fantasia travesti no movimento.
Nota: outros autores consideram que o surrealismo seria o ato de surrar o realismo até que ele, irreconhecivelmente mutilado, se parecesse com a fantasia. Na verdade. Salvador Dali (não daqui, Dali) um dos expoentes do movimento teria criado essa forma de expressão artística por pura falta de imaginação, já que, incapaz de ideias realmente criativas, restava ao pobre artista catalão surrar a realidade até obter algum tema para suas obras. Contam, por exemplo, que o mesmo podia ser visto com maçaricos de soldar derretendo relógios e, em seguida, imortalizando o derretimento em suas telas.
Relatos de colaboradores citam que, em um de seus quadroa mais famosos, " Girafas ardentes", o mesmo empregou girafas reais como modelos. " Mais Gasolina! Mais gasolina!" "segurem esses animais! " Segurem esses animais!", gitava ele, durante a realização do quadro. Era horrível de se ver, relembra Picasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário