domingo, 15 de novembro de 2015

POVOS INDÍGENAS DO BRASIL,MASSACRES,LUTAS E DIREITOS



Cada um dos 241 povos indígenas brasileiros (e também os que estão presentes em outros países) possui normas próprias de convivência e formas estabelecidas para solucionar conflitos. Com normas escritas ou orais, todos os povos têm maneiras próprias de encarar o significado da desobediência a estas regras, e dispõem de membros que fazem o papel de operadores de justiça, atuando como os advogados ou juízes da sociedade não-índia. Como segmento do Direito Humanitário, o Direito Indígena busca proporcionar a estas comunidades que optam por manter suas tradições intactas, uma chance de participar e conviver em harmonia com outras culturas diferentes estabelecidas no mesmo território, evitando o confronto e a supremacia de uma cultura sobre a outra.

Quando pensamos nos primeiros povoadores do Brasil, nos vêm à mente os colonizadores portugueses – entretanto esquecemos que eles foram recebidos pelo povo indígena que já ocupava o solo brasileiro.


Hoje a cultura brasileira é uma miscelânea da influência de povos e etnias de todo o mundo, não sendo perfeitamente homogênea apesar de ser um país de colonização portuguesa.As influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa – o Tupi Guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário