quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Artes

Nicéphore-Niépce (1765-1833)

O francês Joseph Nicéphore Niépce é o autor da imagem fotográfica mais antiga que conhecemos, feita em 1826 ou 1827 sobre uma placa de estanho sensibilizada com sais deprata.

Nascido em 1765 em França, no seio de uma abastada família, dedicou grande parte da sua vida à tentativa de captação de imagens que pudessem ser utilizadas na Litografia.
Iniciou um processo, a que chamou Heliografia (escrito pelo sol) em 1793, mas rapidamente essas imagens desapareciam. Com 40 anos abandonou o exército francês para se dedicar exclusivamente a inventos técnicos, graças à fortuna que a sua família possuía.
Em 1826 consegue pela primeira vez fixar de forma permanente uma imagem, utilizando uma placa de estanho que cobriu com Betume branco da Judeia.Este material tinha a propriedade de endurecer ao ser exposto à luz solar, depois de exposto durante oito horas retirou as partes não solarizadas com uma solução à base de essência de alfazema.
Naturalmente obteve uma imagem em que a ausência de meios-tons era notória, não servindo assim ao seu propósito de obter imagens que pudessem ser utilizadas em litografia, o que motivou nele uma ainda maior motivação no aperfeiçoamento do seu processo.
Certamente não teve a noção que ao fixar essa imagem da vista do sótão da sua casa de campo, criou aquela que é considerada a primeira fotografia que conhecemos.
Resultado de imagem para joseph nicéphore niépce

Nenhum comentário:

Postar um comentário