sábado, 27 de junho de 2015

Curiosidades sobre Capitão Phillips (Atualidades)

  1. Os quatro piratas que sequestram o navio no filme não eram atores e foram selecionados entre 700 homens de uma comunidade somali em Minneapolis, a maior dos Estados Unidos. Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed e Mahat M. Ali se prepararam durante alguns meses para o filme, mas só ficaram frente a frente com Tom Hanks ao filmarem sua primeira cena no longa. 
  2. Tom Hanks declarou ter ficado “verdadeiramente petrificado” ao ver os quatro homens pela primeira vez no deque do navio. Essa era a ideia do diretor Paul Greengrass ao não ter revelado com quem ele contracenaria. “Eu posso dizer que os pelos atrás dos nossos pescoços se arrepiaram ao vê-los”, declarou Hanks. 
  3. De acordo com ex-tripulantes do verdadeiro Maersk Alabama, o capitão Phillips sabia da existência de piratas na região e ignorou orientações para se manter longe da costa. Ex-companheiros de Phillips também o descreveram como arrogante e relataram que ele não teria se preocupado com a segurança do navio. Onze deles atualmente processam as empresas Maersk Line e Waterman Steamship.
  4. Além dos piratas, os paramédicos que contracenaram com Tom Hanks no filme também não eram atores. A socorrista Danielle Albert e o bombeiro Nathan Cobler integram a Marinha americana e estavam trabalhando no navio usado para gravar as cenas finais do filme quando foram chamados para fazer a cena, sem ensaiar.
  5. As cenas em que Phillips e seus sequestradores estão em um barco salva-vidas foram realmente gravadas no mar — no Mediterrâneo, especificamente. Hanks definiu esta como a pior parte das gravações, quando os atores vomitaram diversas vezes devido ao balanço do barco.  
  6. A própria cena em que Phillips é atendido pelos paramédicos não estava no script. A equipe de filmagens estava no navio da Marinha americana para gravar outra cena, quando o diretor Paul Greengrass sugeriu que tentassem fazer a chegada de Phillips após o resgate. A cena improvisada é considerada uma das mais marcantes do longa.
  7. Apesar de três piratas terem morrido na operação de resgate do capitão Phillips e de o outro ter sido preso, os US$ 30 mil entregues pelo capitão aos sequestradores para que deixassem o barco jamais foram localizados.
  8. Indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, Barkhd Abdi foi motorista de limousine e trabalhava com o irmão em sua loja de celulares em Minneapolis antes de estrear no cinema. Após as filmagens, ele voltou à loja, mas agora pensa em continuar a carreira de ator.

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto , pois mostra qual é a realidade dos piratas da Somália e valoriza os conhecimentos para visar esses locais etc.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, sempre ajudara em trabalhos e me faz compreender ainda mais esse assunto.

    ResponderExcluir