sábado, 27 de junho de 2015

Cubismo (Artes)

O movimento cubista começou em 1907, em Paris, e terminou em 1914, apesar de ter persistido ainda quando os artistas envolvidos abandonaram-no. Seus principais focos de resistência foram as artes decorativas e arquitetura do século XX. Apesar de ser considerado um ato de percepção individual, o movimento possuía coerência. Baseia-se essencialmente na luz e na sombra.
Características

Os artistas pintam objetos achatados, e com isso eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Revelam, porém, várias faces da figura ao mesmo tempo.
Retratam formas geométricas como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de objetos que pintam. Por isso o movimento ganha, numa ironia, o nome de cubismo. As cores em geral limitam-se a preto, cinza, marrom e ocre.
 
                                                                  Curiosidades 

O cubismo por meio de suas colagens introduziu letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no espectador as sensações tácteis. Assim contrastavam intencionalmente áreas de cores lisas e rugosas, ásperas e com relevos, para efeitos de tactilidade.
A influência do cubismo foi realmente enorme. Alcançara todas as artes. Por meio da plástica, o cubismo "retratou" o tecnicismo e mecanismo de nossa época. Além disso, Delaunay, Juan Gris e outros utilizaram os preceitos cubistas para alcançar outras experimentações, como o orfismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário