terça-feira, 30 de junho de 2015

Ano de 2015 terá um segundo a mais


O ano de 2015 vai ter um segundo a mais. Parece pouco, mas essa diferença pode afetar o funcionamento de computadores, e definir vitórias e derrotas, como explica o repórter Alberto Gaspar.
Qual a importância de um segundo? A decisão veio do Observatório Astronômico Internacional, em Paris: 2015 terá um segundo a mais.
Nos relógios solares, os primeiros inventados pela Humanidade, há milhares de anos, e que funcionam com a sombra servindo de ponteiros, não é possível identificar segundos. Mas as mudanças que os outros relógios vão sofrer este ano têm muito a ver com a posição e com o movimento do nosso planeta em relação ao sol.
A rotação, que cria os dias e noites, não é absolutamente regular. Sofre atrasos, que vão se acumulando, até completar um segundo.
“A gravidade, a atração de outros planetas, o Sol, a Lua, outros planetas, e também o movimento das marés afetam a velocidade de rotação da Terra”, diz Mario Fittipaldi, do serviço de Geração da Hora Legal do Brasil.
O ajuste é necessário para que os relógios atômicos, que marcam o horário oficial, não fiquem adiantados. No Brasil, o acerto será na noite de 30 de junho, às 20h59m59s, horário que será repetido uma vez antes de avançar para as 21h.
Será o 26º ajuste desde 1972. Os mais recentes, em 2008 e 2012, geraram problemas em computadores, com sistemas e sites travados por não reconhecer o truque no horário. O Comitê Gestor de Internet no Brasil recomenda cuidados aos profissionais da área.

Um comentário: