quinta-feira, 6 de agosto de 2015


                                Suprematismo

Suprematismo  é uma escola russa concebida no interior da arte abstrata pelo artista plástico Kazimir Malevich. Ele se baseia em figuras geométricas primordiais, o quadrado e o círculo. Este movimento é o primeiro desta esfera artística a integrar o Modernismo.

O Suprematismo privilegia a essência da sensibilidade, sem se importar com o seu ambiente original. Seu criador insiste em uma espécie de realismo místico cultivado por sua fonte de inspiração, o matemático russo P.D. Ouspensky, o qual acredita haver, além da realidade tridimensional acessível aos sentidos do Homem, uma outra esfera, ou seja, uma quarta dimensão.

Cabe ao Suprematismo, portanto, simbolizar exatamente essa fração do real, este universo subjetivo, que consistiria em uma força espiritual de natureza abstrata, invisível aos olhos humanos, mas ainda assim muito concreta. Mas Malevitch, ainda assim, não compartilha da crença de Vassily Kandinsky na presença da realidade espiritual na arte, traduzindo o que se passa dentro do artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário