quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Arte tridimensional

     Obras de pintura tridimensional

 
      A tridimensão é um efeito visual que nos dá a sensação de volume dos objetos. Quando falamos efeito de volume significa que a figura possui definição de altura, largura e principalmente profundidade. A tridimensão é então o efeito de profundidaded. 
      A escultura é por sí uma arte tridimensional, pois a profundidade já é conseguida naturalmente no momento em que se cria a forma e se modela a estrutura. Já na pintura e no desenho, o efeito de profundidade pode ser conseguido pelo uso de técnicas de sombreamento (efeitos de luz e sombra), bem como estudos geométricos da forma e técnicas de perspectiva.
     Um dos grandes mestres no estudo do geometrismo e efeitos tridimensionais foi o artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), conhecido por suas xilogravuras, litografias e meios-tons, que tendem a representar construções impossíveis, explorações do infinito e metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Um das maiores contribuições desse artista para as artes visuais está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusão de ótica.
      Nas artes visuais da atualidade muitos artistas avançara nos estudos da tridimensionalidade e da ilusão de ótica, criando trabalhos extremamente criativos e inovadores.
 
 

 1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.




Um comentário: